terça-feira, 28 de dezembro de 2010

FIM DE ANO

Fim de ano é um tempo sempre oportuno para se elaborar novos planos na vida. É tempo para reexames, avaliações e planejamento.

Planos são propósitos, são alvos, são resultados finais a serem atingidos.

Os planos devem ser importantes, quantificados sempre que possíveis, mensuráveis, ambiciosos, porém exeqüíveis, que requeiram esforços, realistas, viáveis, claros, simples e diretos.

No livro de Provérbios, encontramos a seguinte verdade: “Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua. (16.1)

Talvez você faça planos para escolher de uma carreira. Mas o interesse principal do Senhor não é se você há de ser um advogado, encanador ou engenheiro. Seu interesse principal é que tipo de advogado, encanador ou engenheiro você será. É caráter antes de carreira.

Talvez você faça planos para escolher um novo carro, mas. Mas o interesse principal do Senhor não é que tipo de carro você escolherá, mas que uso você fará dele e quantas vidas você servirá com ele. É caráter antes dos bens.

Talvez você faça planos para escolher uma nova casa. Mas o interesse principal do Senhor não é que tipo de casa você escolherá, mas que uso você fará dela e o que hão de ver em sua nova casa? É caráter antes do patrimônio.

Talvez você faça planos para obter um melhor salário. Mas o interesse principal do Senhor não é quanto você ganhará, mas se você comprometerá a sua dignidade para obter esse salário. É caráter antes dos benefícios.

Talvez você faça planos para escolher novos amigos. Mas o interesse principal do Senhor não é quantos amigos você terá, mas de quantas pessoas você será amigo. É a maturidade antes dos relacionamentos.

Talvez você faça planos para escolher um namorado ou uma namorada. Mas o interesse principal do Senhor não é que tipo de pessoa você escolherá, mas que tipo de relacionamento você cultivará com ela. É caráter e maturidade antes da paixão.

Talvez você faça planos para escolher uma esposa ou um marido. Mas o interesse principal do Senhor não é que tipo de bem amado você escolherá, mas o quanto você o honrará e o fará feliz. É caráter e maturidade antes do relacionamento.

Em sua carta, Tiago se preocupa com os aspectos práticos da conduta cristã e apresenta o modo pelo qual a fé opera na vida diária. Ele recomenda o que devemos observar neste tempo de elaboração de planos: O que vocês devem dizer é: Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo. Caso contrário, vocês estarão vangloriando-se dos seus próprios planos, e uma presunção assim não agrada nunca a Deus”.

Vamos elaborar planos para 2011. Planos que sejam feitos à luz da vontade divina. Assim, seremos bem sucedidos!

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Igreja Batista Memorial de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário