domingo, 7 de agosto de 2011

FÉ OU PENSAMENTO POSITIVO? VOCÊ DECIDE!

Vivemos dias em que a palavra fé é léxico comum de nosso vocabulário e nebuloso conceito envolvido com uma série de disposições que tem em comum construir algo que desejamos e que ainda não temos. Fé em nossos dias traz embutida uma idéia de algo temos à nossa disposição como matéria prima para criação totipotencial do que quisermos.

Como uma espécie de célula-tronco que pode se diferenciar em qualquer tipo de tecido, a fé no conceito corrente nos permite trazer à realidade o que desejarmos. Precisamos buscar na Palavra de Deus elementos que nos referenciem em relação ao tema. Na carta de Paulo aos Romanos, em seu capítulo 14 na parte "b" do versículo 23, encontramos uma aposição entre pecado e fé que é muito importante para a compreensão do conceito de fé. Diz assim o texto: “... tudo que não é de fé é pecado.”

Ao longo do tempo temos interpretado o texto do capítulo onze de Hebreus de forma errônea. Fé tem sido confundida com pensamento positivo.

Facilmente entende-se desta porção bíblica que fé é a confissão de algo que queremos que venha à existência. Assim transformamos fé em algo semelhante ao pensamento positivo. Há que se entender bem este tema.

Pensamento positivo é uma instituição diabólica. A nova era prega que Deus personificado como a Bíblia menciona não existe e que “deus” é uma força interior contida em cada um de nós, cujo despertar e desenvolvimento pode nos conferir especiais poderes. Assim contemos em nós mesmos pequenos (que podem se tornar grandes segundo o que dizem!) deuses criadores que, à nossa disposição, podem, como servos quedados às nossas ordens, nos dar o que quisermos. Não vamos discutir a essência e a natureza desta "força interior" aqui, mas este é o ponto inicial para entendermos o conceito de pensamento positivo. Se temos uma poderosa força interior em potencial somos capazes de controlar os acontecimentos de nossa vida. Canalizar os fatos tidos como bons e desejáveis e desviar os ruins é o âmago do pensamento positivo. Esta tese não encontra eco na Bíblia. Deus não é nosso serviçal que, ao ouvir o que queremos, se curva em mesura e num átimo nos atende como desejamos. O mencionado texto de Romanos nos diz que "...tudo que não é de fé é pecado".

Surge aqui uma pista importantíssima para compreensão da fé. Fé é o contrário, é a antítese de pecado. Pecado é a ligação espiritual com o príncipe deste mundo ao passo que fé é ligação com Deus.

Se estivermos ligados a Deus, ao contrário de impor ordens e desejos, procuraremos, como seus servos, cumprirmos sua vontade e permitirmos que Ele cresça em nós e que diminua nosso “eu” pessoal.

Agora sim, estando ligados a Deus podemos ter confiança de que sua palavra e de suas promessas, ainda que não sejam ainda realidade, virão à luz.

Com este conceito em mente, examinemos o versículo um de Hebreus onze: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. O firme fundamento é a rocha, que é Cristo. O firme fundamento não é uma confissão positiva, uma declaração sem titubear baseada em elementos pessoais e certezas embasadas na supérflua transitoriedade humana. Se não podemos garantir nosso coração pulsante daqui a um mísero segundo como poderemos trazer a realidade coisa alguma?

Vejam como a cilada do pensamento positivo não se sustenta! Já o firme fundamento, que é Cristo, este sim é absolutamente confiável! Nele podemos descansar e esperar. Nele não há sombra de variação, nele não há instabilidades. Agora que estamos embasados no firme fundamento, podemos dizer que Ele é a garantia das coisas que se não vêem. Ele mesmo é a prova da existência daquilo que ainda não existe, pois Ele a tudo criou e a tudo cria.

Analisemos estas porções da Palavra de Deus:

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém". Romanos 11:36.

"E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por Ele". Colossenses 1:17.

"Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por Ele". 1 Coríntios 8:6 .

Eis a identidade do “firme fundamento” e sua performance criadora! Conhecer e relacionar-se com o firme fundamento é a essência da vida cristã. Logo adiante no capítulo onze de Hebreus o autor menciona: “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe (agradar a Deus ( parênteses nosso); porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador dos que o buscam”.

Portanto, conhecer a Deus e se relacionar com Ele é condição sine qua non da vida cristã. Esta aproximação é feita por meio da fé. A fé nos leva a um crescente relacionamento com Deus. Este crescimento nos divorcia dos encantos deste mundo e nos aponta uma outra realidade. Como se menciona em Hebreus 11.14-15: “Porque, os que isto dizem, claramente mostram que buscam uma pátria. E se, na verdade, se lembrassem daquela de onde haviam saído, teriam oportunidade de tornar”. Mais uma vez fica clara a distinção entre os binômios “pecado-mundo” (a pátria de onde saimos) e “fé-céu” (a pátria que buscamos). Ligados a Deus, recebemos de suas mãos toda sorte de boas dádivas que desejarmos, segundo sua contade. É Deus quem nos dá o que desejamos como pai amoroso e não nossa própria vontade canalizada em “pensamento positivo”.

Paulo escrevendo aos Romanos corrobora este pensamento: “Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?" Romanos 8.32”.

Portanto, devemos rejeitar o conceito de que nossa mente é fonte infinita de poder e que tudo podemos e alcançamos com pensamento positivo. Devemos compreender que, embora haja similitudes de resultados, fé nada tem a ver com pensamento positivo. Segundo o pensamento positivo, o homem arrogante e pseudo autosuficiente prescinde de Deus e, segundo a fé, o homem submetido a Deus dele espera o que deseja seu coração. Sabendo que Deus não é injusto para se esquecer de nós e que, se nEle nos deleitarmos, Ele mesmo concederá o que deseja nosso coração, decidamos pela fé!

Conhecendo melhor estes conceitos, analise-os bem.

Faça sua escolha: Fé ou pensamento positivo?  Você decide

Por Gilvano Amorim Oliveira
!

2 comentários:

  1. Glória a Deus por esta palavra, ela é viva e deve transformar o coração de quem lê-la. Deus o abençoe Pastor Gilvano, continue neste mover!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Mano, este estudo será ministrado na casa acolhedora hoje. Deus o abençoe com a visão do Reino dele. Grande Abraço. Josué

    ResponderExcluir