quarta-feira, 15 de junho de 2011

TEMPO E OPORTUNIDADE

Vamos refletir um pouquinho sobre o tempo e as oportunidades?
Eles são milagres que não se repetem. São muito mais preciosos do que o dinheiro. Devemos aproveitá-los muito bem.
Quando eu olho para um relógio, e vejo o ponteiro que marca os segundos andando com certa cadência e constância, eu penso: “Cada um desses segundos, é tempo oportuno que passou e nunca mais voltará!”
Não adianta mesmo, nunca mais teremos esse tempo de volta com as oportunidades que ele trouxe!
É por isso que a Palavra de Deus recomenda: “Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando, ao máximo, cada oportunidade, porque os dias são maus.” (Efésios 5.15-16).
Na verdade, há tempo para cada propósito. A Bíblia diz: “Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1).
 A nossa vida é tão passageira! Veja algumas comparações que a Bíblia apresenta sobre a brevidade de nossa vida terrena:
  Como a sombra: “Os nossos dias na terra são como uma sombra…” (1 Crônicas 29.5). Quando o objeto passa, a sombra deixa de ser projetada e não existe mais. Assim é a vida!
  Como um palmo na sua extensão: “Mostra-me, Senhor, o fim da minha vida e o número dos meus dias, para que eu saiba quão frágil sou. Deste aos meus dias o comprimento de um palmo; a duração da minha vida é nada diante de ti. De fato, o homem não passa de um sopro” (Salmo 39.4-5).
  Como atletas apressados: “Meus dias correm mais velozes que um atleta” (Jó 9.25). Incrível, mas é verdade. Nossos dias correm mais do que aqueles que correm numa pista de atletismo.
  Como um vapor: “Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa” (Tg 4.14).
Por causa dessa brevidade, apresentada pela própria Palavra de Deus e atestada por cada um de nós, precisamos fazer um excelente uso do tempo. Precisamos considerar cada dia, aproveitando-o com muita sabedoria e orando como o salmista: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”  (Salmo 90.12).
Não devemos procrastinar, ou seja, deixar para depois o que podemos fazer agora: “Se hoje vocês ouvirem a sua voz, não endureçam o coração”
 É muito importante o planejamento, cumprindo-o com pontualidade.  
Concluindo, o tempo é muito precioso. Devemos usá-lo com sabedoria, pois quando passa não volta jamais.
O tempo pertence ao Senhor e até dele prestamos contas a Deus!

Pr. Olney Basílio Silveira Lopes
Igreja Batista Memorial de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário