sexta-feira, 13 de maio de 2011

FAMÍLIA: PROJETO DE DEUS

A família de hoje, do século XXI, tem a mesma responsabilidade da família que Deus idealizou desde o Éden. (Gênesis 1.28).
Deus presenciou a desobediência do primeiro casal. Mesmo assim cuidou dele e não desistiu. Deus não mudou Seu projeto a respeito da família.
O modelo familiar, criado por Deus, será sempre moderno.
Temos a família como uma instituição. Como tal, temos o dever e o compromisso de administrar a convivência daqueles que a agregam. A familia é um lugar onde entramos e nunca saímos. Não escolhemos, fomos escolhidos.
É ideal que cada membro da família desempenhe seu papel com amor, sabedoria, respeito e com responsabilidade, independentemente da sua idade.
Requer-se competência emocional para a família administrar as diferenças na rotina diária. Devemos procurar gastar menos energia nas desavenças e concentrar-nos mais nos acertos.
Devemos nos lembrar que desde a primeira familia, registrada no livro de Gênesis, verificam-se situações de dificuldades diversas. Até mesmo na familia de Jesus. Sofreram muito. Terminou com a Sua morte. Como seus pais sofreram!.
As expressões bíblicas são um desafio para nós. O casamento tem tudo para dar certo. Se o projeto da familia estiver na dependência de Deus, se todos se esforçarem para reconhecer o tempo de falar, de calar, de rir, de ficar, de perdoar e de discordar. Deveríamos usar determinados verbos no nosso dia-a-dia junto à familia: amar, perdoar, doar, aceitar, reconciliar.
Como tem sido sua família? Real ou virtual?
Está na moda o adesivo da familia colocado na traseira do carro, exibindo-a toda feliz, inclusive o cachorro. Certos adesivos são até bonitinhos. Mas, será que dentro do carro está uma familia feliz? Está ela satisfeita?
É agradável viver com sua familia? A história da sua família é real ou apenas um cartão de visita?
A família precisa de liderança para comandar a jornada de crescimento. É importante que façamos esta análise para avaliar e redirecionar, buscando o equilíbrio entre o projeto do casal e o plano de Deus para a familia.
Gosto muito do versículo 12, do Salmo 90: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que nosso coração alcance sabedoria”. Vamos trabalhar nosso coração. Ele está ligado à emoção para que possamos ser sábios e deixar a alegria da familia brilhar diante dos outros, mostrando que a familia pode ser feliz.
.
Olésia N. Carrocini

2 comentários:

  1. http://comente.assembleiabelem.br22.com

    Um blog que você Participa,ou seja você faz com sua opinião, entre em nosso blog e partipe, alem disso não precisa de cadastro

    Aproveite e Conheça nosso site

    http://www.assembleiabelem.br22.com/

    ResponderExcluir
  2. TEXTO MUITO BEM ELABORADO, FEITO COM O CORAÇÃO E A EXPERIÊNCIA DE UMA PESSOA MUITO ESPECIALE COM UMA LINDA FAMÍLIA ABENÇOADA POR DEUS.
    DEUS NOS CRIOU À SUA IMAGEM E SEMELHANÇA, CRIOU-NOS PARA O AMOR, PARA QUE LEVÁSSEMOS A SEMENTE À PLENITUDE.
    GOSTO MUITO DESSE VERSÍCULO: SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA, EM VÃO TRABALHAM OS QUE A EDIFICAM; SE O SENHOR NÃO GUARDAR A CIDADE, EM VÃO VIGIA A SENTINELA?( SALMOS 127:1)
    UM GRANDE ABRAÇO A VOCÊ OLÉSIA POIS TEM ME ENSINADO MUITO SOBRE O QUE É UMA FAMILIA!!PARABÉNS!!

    ResponderExcluir