segunda-feira, 30 de maio de 2011

PAIS & FILHOS

Deus nos deu o privilégio e a responsabilidade de termos filhos e criá-los.  Deus poderia ter usado outro método para propagar a raça humana: “Deus os abençoou, e lhes disse: Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra...” (Gn. 1.28)
Na escala de prioridades de Deus, os filhos ocupam o terceiro lugar: Deus, cônjuge e filhos.
O primeiro requisito para ser um bom pai é ser um bom marido: “Maridos, ame cada um a sua mulher e não a tratem com amargura” (Cl. 3.19).
O primeiro requisito para ser uma boa mãe é ser uma boa esposa: “…e a mulher trate o marido com todo o respeito” (Ef. 5.36).
O tempo gasto com os filhos nos será retribuído com respeito e obediência por parte deles.
Jesus sempre dedicava tempo para as crianças, ele nunca esteve ocupado demais para não dedicar tempo para elas.  Os discípulos tentaram impedir as crianças de se aproximarem de Jesus, mas Ele as recebeu (Mc. 10.13-14).

Se quando os filhos nos procuram, estivermos "muito ocupados com coisas mais importantes" como: trabalho, estudo, igreja, tarefas domésticas e outras, é hora de pararmos e dizer “não” a algumas dessas coisas, revertendo o tempo para os filhos.
Se os pais não têm tempo para os filhos enquanto são pequenos, chegará o dia em que os filhos não terão tempo para os pais, e a colheita será tristeza e cheia de amargura.
Deus falou a Samuel: "A casa de Eli será julgada pela sua iniquidade, pois Eli não repreendeu seus filhos...." (1Sm. 3:12-14).
Eduque seus filhos desde o berço, na infância e na adolescência: “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo” (Ef. 6.1).
SINAIS DE QUE ALGO VAI MAL: COMPORTAMENTOS E ATITUDES DOS FILHOS
Indisciplina repetidamente. Dormir mal. Dormir demais. Dormir pouco. Mau relacionamento com os outros. Comer demais. Não comer. Baixo rendimento escolar. Baixa auto-estima. Mau humor exagerado. Não querer ir à Igreja. Revoltar-se contra o ensino de qualquer natureza, inclusive bíblico e contra os ensinamentos de Deus.
O QUE HOUVE?  OS PAIS PERDERAM O PASSO DE ENSINAR
A dosagem de permissividade foi exagerada. Os pais não colocaram limites.
A dosagem para obter obediência foi exagerada. Os  pais colocaram limites exacerbados e em demasia, ocasionando revolta aos adolescentes e jovens.

NÃO HOUVE EQUILIBRIO AOS EDUCADORES


           COMO MANTER EQUILIBRIO NAS VARIAS FASES DA VIDA DOS FILHOS

                                 
"O BEBE DE ZERO A 4 ANOS"Nesta fase de bebe, eles sabem que conseguirão a atenção dos pais, com choros, gritarias, e birras, não ceda e faça o possível para desviar a atenção deles para outro assunto, rapidamente eles perderão o foco e os pais contornarão a situação.
Inicie a ensiná-los sobre o Senhor com pequenas historias bíblicas e orações curtas: nas refeições, ao levantar e ao deitar. Em breve você verá grandes transformações no coraçãozinho deles. E como fruto, os bebês começarão a orar.

“A CRIANÇA DE 5 A 11 ANOS"Nesta fase a criança joga com o poder dos pais. Jogam pai contra mãe e vice-versa. Ela testa a todo instante e em todas as situações qual dos dois vai liberar isto ou aquilo, procura os pontos fracos do casal e se aproveita para tirar vantagens, obtendo benefícios e desequilibrando o relacionamento entre pai e mãe.
Os pais devem sempre estar alertas e andarem em acordo.
Tenha o seu culto semanal e ensinem, continuamente, a Palavra do Senhor. Coloquem em prática os ensinamentos. Sejam exemplos, não só pelas palavras, mas pratiquem o que disserem.
Sempre procurem apoios bíblicos para as ordens e orientações.
  
"O ADOLESCENTE DE 12 A 19 ANOS"Fase que inspira cuidados especiais, o adolescente não é adulto e não é criança, ou é criança e é adulto. Flutua entre as duas categorias.
Adolescente vem da palavra “adolescer” que na sua raiz significa adoecer, doer, dores do crescimento.
Na educação do adolescente, há de se entender que está havendo troca de comando, e gradativa perda de poder dos adultos sobre o jovem.
Há busca incessante de autonomia e de comandar sua própria vida.
O adolescente tem milhões de dúvidas, expectativas, perplexidades, ansiedades, grandes descobertas. Hormônios em produção máxima, transformações do corpo e transformações psicológicas.
Se ele teve desde bebe e criança a apresentação do evangelho, será mais fácil superar esta fase.
Para a maioria dos adolescentes a religião só tem cobranças, "não pode isto e também não pode aquilo" Ele quer ir contra tudo e contra todos. Sua meta é quebrar regras. Transgredir tem sabor especial. Discutir a autoridade dos pais mestres é a sua regra.
 O adolescente procura ser reconhecido com alguém diferente e notável.
E qual é a saída?
Compreensão em abundancia, o máximo de dialogo, caminhar juntos, jogar juntos, participar ao máximo sem cerceá-los. Amar, amar e amar e, com sabedoria aplicar sansões justas, e não recuar na imposição de limites.
Não perca o adolescente para o mundo. Monte estratégias para dar-lhe liberdade vigiada. (reuniões festivas são muito bem-vindas; porém na sua casa; lanches, passeios com amigos da igreja. Pais: sejam os organizadores e como lideres participem.
O JOVEM ACIMA DE 20 ANOSJá tem maturidade para decidirem os seus caminhos. Porém, precisam de orientações genéricas, se foram educados com limites e com orientações bíblicas. Naturalmente procurarão a orientação dos pais, até depois de casados.

“Ensina seu filho no caminho em que ele deve andar e ainda quando for velho se lembrará dele” (Pv.22.6)


ANTONIO CARLOS CARROCINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário